Paróquias
Adão, Ade, Albardo, Amoreira, Cabreira, Casal de Cinza, Castanheira, Cerdeira do Côa, Marmeleiro, Mesquitela, Miuzela, Monte Margarida, Monteperobolso, Parada, Porto de Ovelha, Pousade, Rochoso, Seixo do Côa, Valongo do Côa, Vila Fernando e Vila Garcia

segunda-feira, março 13, 2017

Semana da Cáritas 2017

A edição deste ano da Semana Nacional Cáritas, entre amanhã e o dia 19 de março, é centrada no tema da Família e pretende reforçar o apoio prestado às famílias e pessoas mais carenciadas em todo o país.
Numa mensagem alusiva ao tema da semana o bispo auxiliar de Lisboa, D. José Traquina, apela à ousadia de, a família, "ser verdadeiramente capaz de construir a Paz".
"Não conheço como gostaria cada uma das realidades familiares das pessoas a quem agora me dirijo. Não sei, por experiência directa, o que é faltar hoje o necessário para comprar mais um livro ou um caderno que é preciso para a escola; ou o exercício que é preciso fazer a meio do mês, com o salário, para que ele possa chegar até ao fim. Mas sei que muitas vezes a vida do dia-a-dia não é fácil. E, por isso, peço licença para lhe poder propor que, como quer que seja a sua realidade, procure dar passos significativos no sentido de a sua família ser efectivamente construtora da Paz", sugere o membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
A iniciativa tem como lema ‘Família Construtora da Paz’ e inclui a realização de um peditório em todas as dioceses, com a colaboração de inúmeros voluntários.
O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca destacou a importância de uma recolha que, “graças à generosidade de todos os portugueses”, permite apoiar “milhares de pessoas durante o ano”.
Em 2016, o peditório nacional envolveu cerca de quatro mil voluntários e possibilitou a angariação de mais de 265 mil euros.
“Para que possamos continuar a desenvolver este tão importante trabalho, precisamos de voluntários para efetuarem a recolha de donativos”, lembra Eugénio Fonseca.
A semana inclui também várias outras atividades, envolvendo as diversas Cáritas diocesanas.
Em Lisboa, a Cáritas diocesana vai aproveitar estes dias “para falar e promover a ação sociocaritativa da Igreja Católica”.
O evento vai decorrer entre 15 e 19 de março na paróquia de São Romão de Carnaxide, integrado no “programa semanal” daquela comunidade, e é dirigido a todas as pessoas, “desde as crianças aos mais idosos”.
“Não é possível a paz, a concórdia, a justiça, o amor, a solidariedade em sociedade, lá fora, se antes não forem prática regular na casa e família de cada um. Se queremos hoje um mundo de paz, vamos ter de investir no apoio a cada família. Não podemos ter famílias pobres, com fome, desempregadas, fragmentadas, apartadas, maltratadas”, aponta a Cáritas lisboeta.
O mesmo organismo católico frisa ainda que “a construção de paz exige por parte de instituições públicas e particulares um sério investimento no bem-estar familiar”.
Ainda no programa da Semana Cáritas em Lisboa, vai decorrer no dia 18 de março em Carnaxide, a partir das 15h00, uma ‘caminhada pela paz’ coordenada por escuteiros e aberta a todas as famílias.
Um momento que “pretende ser uma verdadeira manifestação de solidariedade para com os mais necessitados”, explica a organização.

Noticia in: Agência Ecclesia

Sem comentários: